Aparelhos Wi-Fi podem prevenir ataques do coração! E dai?



A mesma tecnologia que é utilizada para trocar fotografias entre dois celulares, o Bluetooth, poderá ser utilizada também para salvar vidas. A Ofcom, agência reguladora independente do Reino Unido, prevê que a tecnologia sem fio poderá ser utilizada em sensores intra-corpóreos, a fim de captar ataques do coração e outros problemas.
A tecnologia utilizada hoje em aparelhos de informática e comunicação poderia ser implantada em um monitor cardíaco, avisando o médico caso o paciente tenha algum problema. O dispositivo enviaria informações de batimentos e outras estatísticas, noticiou o site Switched.
Além disso, o aparelho também avisaria parentes ou cuidadores de que o paciente não tomou algum remédio. O pote onde as pílulas são guardadas também se comunicaria via Bluetooth e precisa envier a informação de que foi aberto e o remédio retirado. De acordo com o site Times Online, o aparelho seria útil também em caso de acidentes. Ao chegar para o socorro, paramédicos poderiam trazer um pequeno computador consigo que, ao ler o dispositivo, mostraria informações atualizadas sobre a vítima.
Ainda assim, a Ofcom alerta que há muita pesquisas ainda a ser feita, a fim de estudar o impacto no corpo humano da radiação emitida por esses sensores. A tecnologia já está sendo testada em Portsmouth e pode chegar ao mercado em 2011.

Por Stella Dauer
(Magnet) Dom, 18 Mai - 16h15

Leia Mais em: joãoHeliomj

0 comentários: